segunda-feira, 21 de maio de 2012


A “netiqueta’’
Como se comportar corretamente no mundo virtual
° Maiúsculas: textos em maiúsculas (CAPS LOCK ativado), na maioria dos casos, dão a entender que você está gritando. Se quiser destacar algo, sublinhe ou coloque entre aspas . Se o programa utilizado na comunicação permitir, use o itálico ou o negrito, mas sempre de forma moderna para não poluir i texto.
° Erros de grafia: em conversas informais é normal que a norma culta de língua seja posta do lado. O que não quer dizer que se possa escrever de qualquer jeito. Atenção para os erros que podem mudar o significado do que se quis dizer,como usar ‘’ mais ‘’,’’ e ‘’ em vez de ‘’ mas’’,’’e ‘’ em vez de “é”, “de” em vez de “dê” e assim por diante.
°Respostas: ao enviar respostas em fóruns, listas de discussão ou debates em redes sócias como o Facebook, por exemplo, procure ser claro sobre o que este falando ou a que está se referindo. Copie e cole um trecho da questão, dê o nome ao que você pretende responder e existe deixar sua replica solta em referências as mensagens previas nas quais você se baseou.
°Público x Privado: questão cara em tempos de redes sociais, o cuidado com o que se pública é essencial para evitar mal – entendidos e situações constrangedoras. Como o meio virtual permite respostas muito rápidas e publicações instantâneas, pense antes de tornar públicos seus pensamentos. Por isso pense, escreva, leia o que escreveu e só depois publique isso na internet. Lembre – se que suas opiniões ficarão registradas e podem ser facilmente associadas ao seu nome numa busca rápida. Evite também publicar informações que possam lhe causar problemas como críticas ao seu chefe ou seu endereço.
Retirado = Revista – Língua Portuguesa – Ano 5 – N° 64

Nenhum comentário:

Postar um comentário