segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hoje em dia é raro encontrar entre os usuários de internet alguém que não conheça o Annonymous. O grupo de hackers se tornou famoso por utilizar a web como espaço para o chamado “ciberativismo”. A prática tem se tornado comum, mobilizando milhares de internautas ao redor do mundo. E para quem não sabe, ela começou lá atrás, há quase duas décadas.
Há 18 anos um grupo mexicano conhecido como Movimento Zapatista enxergou na internet a possibilidade de combater o governo corrupto e as corporações gananciosas. No ano de 1994, um homem conhecido como Subcomandante Marcos deu início ao que se considera a primeira guerra cibernética da história.

O Anonymous tem se destacado entre os demais grupos pelo seu estilo de agir. Coincidência ou não, bem semelhante ao Zapatista. Assim como os mexicanos fizeram há quase duas décadas, os hackers utilizam os mais variados recursos multimídia disponíveis on-line para disseminar sua mensagem.

Os meios de comunicação próprios criam um canal direto de relacionamento com os seguidores, se tornando completamente independentes da mídia tradicional. Isso significa que se há um fato grave que a imprensa não noticiaria ou mesmo distorceria em prol de seus anunciantes (governo e empresas, por exemplo), o público fica sabendo por meios alternativos.

subcomandante                                 anonymous-mask
Outra característica que chama a atenção está ligada a uma das marcas registradas do Anonymous: a máscara de Guy Fawkes. Ao usá-la, os integrantes do grupo se tornam pessoas anônimas, sendo todas iguais e desconhecidas, representando o interesse de todo um povo e não de um indivíduo. Nobre. Os zapatistas eram caracterizados por usar um capuz preto e nunca revelar a identidade. A razão? As mesmas que expliquei acima.
Até mesmo o Subcomandante Marcos, porta-voz do grupo, nunca teve sua identidade verdadeira revelada. Ele dizia em seus discursos que não poderia haver um rosto a frente do movimento, pois ele era de todos, não tinha regras e qualquer um poderia participar. Lembrou-se de algo? A bandeira do Anonymous é a imagem de um homem sem cabeça, representando a ausência de dirigentes... e os mesmos princípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário